AGORA NO SUPER POST >>>
Search

Mais Saúde: Montes Claros se destaca no combate à tuberculose

ANUNCIE AQUI!




Texto: Attilio Faggi Júnior
Foto: Fábio Marçal

Estima-se que a tuberculose atinja cerca de nove milhões de pessoas pelo mundo sendo que, anualmente, dois milhões de doentes chegam a falecer em decorrência da doença infecciosa. Desta forma, 24 de março foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial do Combate à Tuberculose com o intuito de chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a enfermidade.
No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil novos casos. Cerca de 6 mil óbitos são atribuídos à enfermidade, no país, a cada ano. Apenas em Minas Gerais, foram registrados 4,5 mil casos, e 160 mortes, em 2011.
Em recente estudo realizado pelo Ministério da Saúde, Montes Claros obteve destaque no diagnóstico e no tratamento da tuberculose. No estudo denominado Índice de Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (IDSUS), e que faz uma aferição contextualizada do desempenho da rede pública de saúde quanto ao acesso e à efetividade da atenção básica, das atenções ambulatorial e hospitalar e das urgências e emergências; no item “Proporção de cura de casos novos de tuberculose pulmonar bacilífira”; a maior cidade do Norte de Minas recebeu nota 8,47 (em 10 pontos possíveis). Só para se ter uma ideia, cidades como Betim, Contagem, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte tiveram notas inferiores à da capital do Norte de Minas, obtendo, respectivamente, 7,60; 8,35; 8,11 e 8,18.
TRANSMISSÃO/SINTOMAS – A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Koch e que afeta, principalmente, os pulmões, podendo também ocorrer em outros órgãos como rins, ossos e meninges (membranas que protegem o sistema nervoso central). A transmissão é feita via respiratória e está relacionada à condições inadequadas de vida como a moradia em locais sem ventilação e sem exposição ao sol.
Os sintomas da enfermidade são tosse por mais de três semanas, emagrecimento, falta de apetite, febre, suores noturnos e cansaço. Deve-se buscar acompanhamento médico o mais rápido possível e iniciar logo o tratamento, pois, após 15 dias sendo medicado, o paciente para de transmitir a doença, diminuindo o número de pessoas que podem se infectar, assim como o número de doentes. O tratamento é à base de antibióticos e 100% eficaz. No entanto, não pode haver abandono do tratamento, que tem a duração de seis meses.

SEU EMAIL


SUPER TAGS:

nanomag

O SUPER POST foi criado para trazer até você entretenimento, dicas, e informação de qualidade! O próprio nome já diz tudo! Todas as nossas matérias são feitas com carinho e muita dedicação para que você fique por dentro de TUDO! As noticías em todas as suas formas já tem endereço é OSUPERPOST.COM.BR venha para O SUPER POST e se conecte com a gente sobre tendências, combinar idéias, reinventar o ponto de vista sobre tudo! Neste espaço todos podem deixar sua marca, O SUPER POST é um blog de todas as tribos. Venha fazer parte desse novo caminho da informação e entretenimento!

  • Instagram

0 Comentário (s) sobre “Mais Saúde: Montes Claros se destaca no combate à tuberculose

    As opiniões expressadas nos comentários deste blog não refletem a opinião do OSUPERPOST.COM.BR nem de nenhum de seus colaboradores. Elas não são, portanto, de responsabilidade do site.