Texto: José Wilson Santos
Foto: Fábio Marçal/arquivo
A Secretaria Municipal de Saúde lembra às pessoas que a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começa oficialmente na próxima semana (dia 5 de maio, sábado), com a missão de imunizar idosos, gestantes, crianças entre seis meses e 2 anos de idade, profissionais da saúde e indígenas. No nível nacional, a previsão é de que sejam imunizados 80% dos 30,1 milhões de pessoas que compõem o público-alvo. A 14ª edição da campanha prosseguirá até o dia 25.
Em 2011, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no público-alvo, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 (Influenza) – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% – de 9.383 para 5.230. A campanha imunizou 25,134 milhões de pessoas – 84,1% do público total de 29,918 milhões.
A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da Influenza, como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacinação é a consolidação da proteção dos novos grupos incluídos no ano passado. A vacina se destina a proteger os públicos mais vulneráveis, para evitar a forma mais grave e os óbitos. No ano passado, o Ministério da Saúde estendeu a distribuição do antiviral Oseltamivir a todas as pessoas de grupos vulneráveis que apresentam síndrome gripal.
Entre 5 e 25 de maio, postos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde estarão preparados para imunizar a população montes-clarense. No próximo dia 5, o Dia D de Mobilização Nacional, os postos funcionarão das 8h às 17h. A campanha é realizada em parceria do Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de todo o país. Seu principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da Influenza nesta população.
DE OLHO NAS CRIANÇAS – Como a vacina deste ano tem a mesma composição da distribuída no ano passado, pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças de seis meses a dois anos de idade. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. A adesão à campanha tem sido cada vez mais consistente porque as pessoas reconhecem a imunização como algo que pode melhorar a sua qualidade de vida.
A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação – ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve esperar 48 horas após receber a vacina.
As opiniões expressadas nos comentários deste blog não refletem a opinião do OSUPERPOST.COM.BR nem de nenhum de seus colaboradores. Elas não são, portanto, de responsabilidade do site.